sábado, 11 de agosto de 2007

OREMOS!

O inter aproveitou o mês do cachorro louco e tratou de fazer um despacho com muita vela, charuto e um galo na bandeja, pedindo com isto um novo astral no vestiário meio assombrado. A troca do treinador geralmente surte efeito imediato no grupo sendo em muitos casos fundamental para uma nova arrancada do time em meio à competição que tem como desafio chegar as três primeiras colocações para garantir ao menos uma vaga a libertadores do ano que vem.O titulo de campão esta fora de cogitações, mas com esta medida tão decantada pelos torcedores o colorado tem o dever de no mínimo ser o segundo melhor time do país e projetando futuras conquistas em nível nacional e recuperar a hegemonia do futebol gaúcho. Abel Braga volta ao clube depois de poucos meses de sua saída com nítidas mostras de um serio desgaste com o grupo de jogadores e principalmente com a nova direção, a escolha foi sensata por parte dos responsáveis pelo futebol, só faltando dizer o real motivo do retorno de Abelão ao comando técnico da equipe rubra. Vamos agora esperar o milagre da multiplicação dos pontos que serão necessários para o internacional atingir no mínimo um lugar honroso para que este ano não venha provar que as conquistas da América e do mundo, deixaram o clube se achando imortal como seu arqui-rival. Como diria Cláudio Cabral o mestre de todos os comentaristas de radio. Oremos! Não custa tentar!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

MAQUINA DE CORTAR GRAMA!

A engenhoca escangalhou totalmente em ritmo de corrida de lesma lomba a cima, o colorado afundou de vez sua reputação de campeão do mundo. Transformado e um carro de formula um em maio do ano passado o time rubro atropelou todos que se metiam na frente incluindo o foguete espacial Barcelona as peças funcionavam perfeitamente dentro da estrutura montada pelo mecânico Abel Braga, até entrar no Box para modificações o novo chefe da equipe tratou de dar seu ar da graça e por livre e espontânea vontade intelectual resolveu reformar a maquina vitoriosa no objetivo de pegar no tranco com o novo bólido construído. Foi tudo friamente calculado a parte traseira que tinha uma verdadeira injeção eletrônica com Bolívar e Fabiano Eller foi susbistituda por um cabo de força movido a músculos com Edinho, Marcão e pasmem Magal com esta injambração a velos maquina virou um fusca envenenado e mal dirigido. O carburador que tinha um poder de fogo inigualável com Tinga, Fernandão, e Iarlei foram trocados por um liquidificador com direito a capinha dando um toque todo pessoal da nova direção funcionando com pouca gasolina e muita combustão Pinga e Alex trituraram toda tentativa de criação não dando vazão à antiga velocidade. À parte da frente deste novo prototico levou a assinatura dos seus criadores com capacidade para duas formações a quase parando com Christian e Luciano Henrique ou a versão mais recente de traque ofensivo com Adriano e Wellington e para terminar esta romizeta com grife o doido do Guiñazu dando um toque de humor nesta verdadeira maquina mortífera. O Maximo que esta nova formação poderá fazer será um suco de beterraba com direito a uma baita dor de barriga.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

FERROLHO TÁTICO!

Com um sistema tático defino pelo filosofo Claudiomiro. É o Holandiano! Defende em massa e ataca em multidão! Dando um verdadeiro rodião nos adversários o time de Muricy Ramalho vem levando todos na velha receita do tempo do guaraná com rolha, fingir de morto para ganhar sapato novo. E assim o tricolor paulista vai conquistando o titulo de campeão brasileiro com toda tranqüilidade do mundo sem ter sequer um oponente a sua altura. Dá-se o luxo de vender jogadores para Europa sem medo de ser feliz, sem ver ninguém na frente o São Paulo vai levando o campeonato em banho Maria tendo como principal lema não perder e se possível no erro do adversário ganhar o jogo e tem sido assim contra todos aqueles que acharam que dava para encarar o tricolor de igual para igual.Trata-se de um time diferenciado muito bem armado sem nenhum mistério nada mais do que o corriqueiro retrancão, que dá corda para o adversário se enforcar. Simples, mas muito pratico sem nenhuma combinação de cofre o esquema flui naturalmente em campo, dando um nó nos ferrolhos táticos dos outros treinadores metidos a besta. Futebol é simplicidade e competência e isto só se consegue em grandes clubes que tem com sua principal meta ganhar títulos, mas para tanto uma boa dose de humildade ajuda muito, só nos resta acompanhar a trajetória vitoriosa do São Paulo, e claro com uma grande esperança que sirva de lição para os filósofos, políticos, fanfarrões e falastrões de vestiário alheio.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

BOMBACHADA!

Em cancha reta é que se conhece um pangaré! Nestas gauderiadas da vida encontramos frases de muita qualidade e impactantes parábolas ou algo do gênero gauchesco, bem tradicional da região sul deste nosso Brasil. Nem todo vivente tem culhão para aquentar um tranco no lombo de um cavalo brabo, menos ainda levar de relho de uma china faceira fazendo zoinho de amor.Nem tudo que vai para trás do morro é para fazer coco e quem não desocupa a moita é prego punheteiro. A lida do campo da muito trabalho como rato de banhado comendo pelas beiradas a paciência do velho galdilho.O boi tata e o saci perere fazem festa em meio à ventania que vem a galope trazendo na garupa a tempestade que se chega de mansinho. É no tranco de uma vanera que se conhece um pé de valsa, e na mateada campeira que se tem o beiço queimado. Em terra de cachorro louco quem manda é o gato do mato, em açude piranha jacaré nada de costa. Mulher feia e gorda servem de isca para assombração, e china bonita de petisco no vanerão.Nem todo galderio de bota e bombacha e filho da tradição, e muito menos lendas de velhas batalhas trazem de volta teu irmão. Tudo isto só para dizer que sou gaúcho de coração. Ala fresca tche!

domingo, 5 de agosto de 2007

CADA UM COM SUA CRUZ!

Tem certos dias que qualquer cara normal entra em parafuso e pode neste momento acabar com sua reputação construída com muita educação e jogo de cintura em circunstancias extraordinárias com direito a premio. Viver em família é algo para pessoas de nervos de asso ou culhão de ferro, dependendo da roia em que o sujeito esta metido. Morar com mulher, filhos, netos, bis netos, sobrinhos, primos, amantes, e o pior de tudo: ela! companheira de lúcifer nas historias de terror, a sogra, todos devidamente acomodados na medida do possível e claro na lei da selva o mais forte fica com o melhor o resto que se exploda. Ver televisão na hora do jornal nacional é uma demonstração de socialismo. As crianças gritando e correndo pela sala, a sobrinha brigando pelo telefone com o namorado, o cachorro todo molhado da chuva e fedido mais que banheiro de rodoviária, e claro ela a imortal sogrinha falando alto com a prima surda que veio de Dom Pedrito passar as férias, lembrando velhos tempos do carnaval de rua na avenida Santana, quando então conheceu o falecido Ernani fantasiado de pirata da perna de pau. Levando qualquer maluco de hospício pedir para voltar para a solitária e sem direito a café da manhã. Algo esta bem claro nesta narrativa se Adão e Eva formaram a primeira família da nossa humanidade, porque então somos descendentes de macacos? Pelo clima que se vive em uma grande família deveríamos ser da família dos bichos bisonhos como cobras, lagartos, e claro: jararacas.

JAMAIS DESISTA!

Há coisas, na sua vida, que parecem nunca concretizar-se. Vitórias que parecem miragens, desaparecendo quando você já consegue quase tocá-las.Há dias, nos quais a vontade de desistir parece quase superar a vontade de continuar.Não importa o que aconteça, não desista. Jamais desista. Algumas pessoas perguntam se a vontade de continuar, mesmo sob tempestades, não seria apenas tolice.Depende. Enquanto você achar que as coisas darão certo, e enquanto você continuar desejando que elas funcionem, não desista. Jamais desista.Por outro lado, se você mudar de idéia, se achar que o caminho mais desejado e mais completo seja outro, então mude de direção, mude de sonho, mude de batalha, mas não desista. Jamais desista.Vou dar um exemplo:Em 1907, a grande aventura humana era conquistar os pontos da Terra que ainda não haviam sido alcançados. Entre estes pontos, estava o continente Antártico e, entre os comandantes que lideravam estas tentativas, estava Sir Ernest Shackleton, que queria ser o primeiro a chegar ao Pólo Sul.Shackleton jamais desistia.

Foi então que, depois anos de preparação, planejamento, negociações com patrocinadores e milhares de horas de trabalho, Shackleton avançava por entre as neves e o gelo polar com seus homens, para ser o primeiro a atingir o ponto mais ao sul do planeta Terra.Na Europa, todos aguardavam ansiosos, por seu sucesso.Eles navegaram milhares de quilômetros, enfrentaram alguns dos piores pontos de navegação da Terra e tinham tudo para a aventura dar certo. Shackleton já participara de expedições antes, e conhecia os limites humanos. Além disso, Shackleton jamais desistia.Foi então que, quando seu grupo de exploradores se aproximava do Pólo Sul, as reservas de alimentos minguaram. Seu grupo sentia fome e vários tripulantes começaram a ter cegueira da neve e queimaduras de frio. Caminhando quase três mil quilômetros sob tempestades de neve e enfrentando até 50 graus negativos, o comandante Shackleton tomou uma decisão corajosa, quando estava apenas a 150 quilômetros de distância do Pólo Sul. A decisão era ir para a Inglaterra.Muitos exploradores jamais tomariam esta decisão. Ele estava tão próximo que, certamente, teria sido o primeiro homem a atingir o Pólo Sul! Mas, com sua experiência, Shackleton sabia que não teriam como voltar, caso continuassem mais 150 quilômetros.Todos morreriam.E o que ele fez? Desistiu? Jamais. Shackleton jamais desistia. Ele simplesmente redirecionou seu grupo, mudando o objetivo da expedição e liderando todos em frente... para a Inglaterra. Shackleton jamais desistia. O objetivo é que tinha mudado. Agora, o que eles tinham que fazer era sobreviver.Ele apenas mudou de direção. Faça como Shackleton: jamais desista. Se você, como ele, concluir que deve redirecionar seu sonho, apenas avance para outra direção. Mas avance. Shackleton jamais desistiu. Ele apenas mudou de alvo.Talvez seja o seu caso. Talvez, não. Ainda assim, não desista. Jamais desista. Porque, como dizia Norman Vincent Peale, “Sempre é cedo demais para desistir”.Não desista. Jamais desista.


Aldo Novak